Conheça as boas práticas em higiene hospitalar e técnicas corretas de limpeza de nossos produtos

Conheça as boas práticas em higiene hospitalar e técnicas corretas de limpeza de nossos produtos

Você realmente conhece todos os protocolos instituicionais de higienização e desinfecção que a sua instituição possui?

A enfermagem é muito importante para definição deste processo e a CCIH ocupa papel fundamental, muitas vezes está à frente na tomada de decisões de todos os processos e controles.

Mas quais são os tipos de limpeza hospitalar?

Os hospitais possuem 3 tipos: concorrente, terminal e de manutenção.

A limpeza concorrente é feita enquanto o paciente encontra-se no apartamento, nas dependências da instituição de saúde. O colaborador retira o lixo e os resíduos depositando-os em sacos plásticos, recolhe a roupa suja para encaminhar à lavanderia e recolhe outros materiais, como jornais e revistas, por exemplo.

A limpeza terminal é feita após a saída do paciente, seja por alta, óbito ou transferência. Este procedimento compreende a limpeza de superfícies, sejam elas verticais ou horizontais, e a desinfecção do mobiliário.

A limpeza de manutenção, que têm como objetivo, manter o padrão da limpeza das dependências, nos intervalos entre as limpezas concorrentes ou terminais. Neste caso, deve-se estar atento à reposição de materiais de higiene, recolhimento de resíduos, manutenção das superfícies limpas e secas etc.

A CAM Medical Systems pode te ajudar nestes processos e esclarecimento de duvidas, pois todos os nossos produtos são rigorosamente testados por profissionais da área de saúde, antes mesmo de entrar no mercado.

Como são classificadas as áreas de serviços de saúde?

De acordo com o risco potencial de transmissão de infecções:

  • Áreas críticas: são aquelas onde existe um risco maior de infecções, em procedimentos de risco, como UTI, CC, CO, locais onde se encontram pacientes imunocomprometidos, etc.
  • Áreas semicríticas: ocupadas por pacientes com moléstias infecciosas de baixa transmissibilidade e doenças não infecciosas, ambulatórios, quartos ou enfermarias de pacientes, etc.
  • Áreas não críticas: áreas não ocupadas por pacientes e onde não se realizam procedimentos de risco, como áreas administrativas

Como a enfermagem pode contribuir no processo de Higienização do ambiente?

Prestando auxilio nos procedimentos operacionais pré determinados ou aplicando as práticas previstas nas certificações hospitalares

  • Após a saída do paciente (alta, óbito ou transferência) recolher materiais provenientes da assistência: bombas de infusão, equipos, soros, pérfurocortantes, comadres, roupas etc. A equipe de higienização só deve iniciar a limpeza terminal após a retirada destes materiais, ou seja, quanto mais a enfermagem demorar, maior tempo para liberação do quarto;
  • Recolher os perfurocortantes de locais inadequados (piso, bancadas, leitos etc.);
  • Fechar coletores de perfuro cortantes;
  • Realizando a limpeza do leito enquanto o paciente está internado. Lembrando que não compete ao colaborador da higiene higienizar o leito ocupado, pois representa risco à segurança do paciente;
  • Realizar a limpeza de materiais e equipamentos relacionados à assistência: equipamentos de RX, bombas de infusão, equipamentos utilizados para monitoramento dos pacientes etc.

No caso especial do Centro Cirúrgico e da UTI, todos os nossos produtos são compatíveis com higienização por Alcool 70% ou qualquer desinfetante de superficie hospitalar a base de quaternário de amonia. Lembrando que de acordo com os protocolos operacionais, nossos produtos DEVEM ser higienizados a cada uso, pois sempre haverá risco de contaminação, pois são produtos reutilizaveis.

Saiba mais sobre normas e legislações atuais sobre Higienização e Desinfecção

Todas as legislações podem ser obtidas no Manual da Anvisa: “Segurança do Paciente: Limpeza e Desinfecção de Superfícies, que pode ser acessado pelo site da Anvisa ou por meio do link: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/publicacoes/manual-de-limpeza-e-desinfeccao-de-superficies.pdf/view

A CAM Medical Systems possui ainda representantes em todos os estados do Brasil, que pode te ajudar nos processos de aquisição de equipamentos, voltados para a Segurança do Paciente e Riscos de Quedas. Somos especialistas em ergonomia e podemos indicar os melhores produtos, para mitigar risco de quedas, atendendo todos os protocolos operacionais das certificações de qualidade hospitalares. Fale Conosoco em info@cammedical.com.br

 



Whatsapp